segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Após longa espera, Ableton anuncia nova versão do Live para 2018


O Ableton Live 10 é a primeira nova versão do software desde 2013


Para produtores e DJs ao redor do mundo, o Ableton Live tem sido uma ferramenta essencial há alguns anos, e a cada atualização o programa vai ficando mais intuitivo. Desde 2013 não saíam novas versões, mas a empresa acaba de anunciar para o início de 2018 o Live 10, e parece que todo tempo de espera vai valer a pena.

Na nova versão, virão novos instrumentos nativos, incluindo um sintetizador com wavetable, e o Max For Live agora é integrado ao programa, exigindo menos CPU. No topo da tela haverá a nova função “Capture”, que salva o que foi tocado mesmo que a gravação não esteja ativada, permitindo ao usuário mais experimentação entre ideias.

Essa função é uma entre várias outras que visam melhorar o workflow, como a nova possibilidade de formar grupos de canais dentro de outros grupos, a edição simultânea de clipes de MIDI e a nova aba “Collections”, em que você pode ir separando seus sons preferidos. Além disso, o backup de cada versão do projeto agora estará disponível caso você queria “voltar no tempo”, e o metrônomo está mais refinado e com mais opções — como a de deixá-lo ligado somente quando se está gravando.

Grandes mudanças também foram feitas para os usuários da controladora Ableton Push, que agora conta com novas formas de visualização na própria interface, de edição de clipes MIDI e de navegação, e uso do sequenciador. Visualmente, o programa parece mais moderno; o design apresenta tons de azul nos knobs e algumas mudanças do uso de cor na linha do tempo, que agora pode ficar mais ou menos colorida.

Para mais detalhes, confira o site oficial da Ableton.



2 comentários:

  1. Já usei quando tocava Trance e era show pra fazer live em festas. Vamos conferir a nova versão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a participação.

    Creio que será excelente, pois a Ableton busca sempre muita riqueza nos detalhes de seu produto, e será muito bem aceito pra produção, como sempre foi.

    Abc

    DJ Claudio Dias

    ResponderExcluir